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Com saída de Bartz, AOL tenta fusão com Yahoo, diz agência.


Fontes da Bloomberg afirmam que executivo-chefe da AOL avalia a união.
Analistas do setor consideram que a fusão pode criar um poderoso competidor.

Do G1, com Valor OnLine
Carol Bartz, era CEO do Yahoo (Foto: Paul Sakuma/AP)Carol Bartz, que era CEO do Yahoo
(Foto: Paul Sakuma/AP)
A gigante de internet americana AOL está tentando uma fusão com o Yahoo, dono do segundo maior site de buscas do mundo. Fontes ouvidas pela agência Bloomberg informaram que Tim Armstrong, executivo-chefe da AOL conversou com assessores para que o Yahoo avalie uma união entre as empresas, após a saída da executiva-chefe Carol Bartz, na terça-feira. Outras agências internacionais informaram que a AOL delegou aos consultores financeiros do Bank of America a tarefa de desenvolver estratégias de aquisição.
A AOL também estaria avaliando opções para reforçar a presença das duas companhias na internet. O presidente da AOL já estaria, inclusive, negociando com bancos e investidores uma injeção de recursos para fechar a operação.
Armstrong já havia demonstrado interesse em uma fusão com o Yahoo no ano passado, mas a proposta foi rejeitada, enquanto Bartz estava no comando. A saída da executiva levou Armstrong a reconsiderar a união entre as empresas.
O maior entrave para a aquisição será convencer o Yahoo a vender seus ativos no site de comércio eletrônico chinês Alibaba.com. A companhia possui 40% de participação no gigante do comércio eletrônico.
No mercado financeiro, os rumores já causaram repercussão. As ações da AOL fecharam com queda de 5,3%, para US$ 14,72, enquanto as ações do Yahoo subiram 0,3%, para US$ 14,88. As ações do Alibaba.com e do Yahoo Japan também tiveram alta nas bolsas asiáticas.
Analistas do setor consideram que a fusão pode criar um poderoso competidor, com forças para fazer frente a qualquer outro no segmento de publicidade online, que no mundo deve movimentar neste ano US$ 20 bilhões.
O Yahoo sofreu grandes perdas nos últimos anos com o avanço das redes sociais. A companhia chegou a valer em torno de US$ 80 bilhões, mas desvalorizou 80% de seu valor à medida que perdeu milhões de usuários de internet e receitas de publicidade para o Google e o Facebook. Em 2008, a companhia chegou a rejeitar uma oferta de US$ 47,5 bilhões feita pela Microsoft. Hoje, o seu valor de mercado é estimado em US$ 18,2 bilhões.
Apesar dessas perdas, analistas consideram pouco provável que a companhia aceite um acordo com a AOL neste momento, em que a americana também apresenta perda de receita e de valor. O valor de mercado da AOL é de cerca de US$ 1,6 bilhão. A AOL perdeu quase US $ 800 milhões desde que foi desmembrada da Time Warner, em 2009.

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