Tecnologia do Blogger.
RSS

O Colápso do Movimento Tangencial Circular. Hã?

Redação Vestibular ITA 2011


  Com a Revolução Industrial e o desenvolvimento dos sistemas de produção em série, as máquinas automotivas começaram a ser fabricadas em massa na época do apogeu fordista, hoje essa demanda por automóveis somada ao inchasso urbano nas metrópoles brasileiras, por exemplo, tornaram os congestionamentos no trânsito muito comuns.
 É corriqueiro perceber o caos no trânsito, principalmente em rodovias em momento de grande fluxo como feriados. Isso se deve principalmente pelo aumento desenfreado no número de carros nas cidades pois além de servir como símbolo de liberdade e privacidade, o carro também é interpretado como referência de superioridade e prestígio social, promovendo o exibicionismo e o aumento da auto-estima das pessoas, criando assim uma massa de motoristas imprudentes e negligentes dentre os demais.
  É evidente que as indústrias da mecânica automobilística possibilitaram o desenvolvimento de áreas inóspitas a exemplo do Polo Industrial de Manaus. Porém hoje, com o amontoado dessas máquinas que foram criadas inicialmente para o lazer, o motorista se encontra preso no trânsito por várias horas seguidas, engarrafamentos e engavetamentos tornam ainda mais tensa a situação. As leis não são cumpridas, as auto-escolas formam motoristas ináptos ou imprudentes, levando a acidentes gravíssimos e uma taxa crescente de mortes no trânsito.
  Dessa forma é seguro afirmar que deve haver algumas iniciativas por parte do governo, viabilizando o investimento em transportes publicos, a melhora da infra-estrutura das cidades, e uma mobilização da massa, promovendo assim a consciêntização do público para que opte por meios de locomoção alternativos, incentivar a carona e uma melhor educação do cidadão para com o entendimento da legislação de trânsito, pois só o rodízio de placas não supre as necessidades do tráfego brasileiro.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário